• Revista Vitrine do Aposentado

Odontologia na Terceira Idade

Atualizado: Out 7

Envelhecer não é sinônimo de doenças, e sim um processo natural pelo qual todos passamos diariamente, minuto após minuto! E enquanto o tempo passa é importante manter os cuidados com a saúde para garantir uma vida longa e saudável.

Por:Redação

Envelhecer não é sinônimo de doenças, e sim um processo natural pelo qual todos passamos diariamente, minuto após minuto! E enquanto o tempo passa é importante manter os cuidados com a saúde para garantir uma vida longa e saudável.

No Brasil

Com o avanço tecnológico no campo da saúde e mudanças no estilo de vida das pessoas, hoje a expectativa de vida do brasileiro é de 75,8 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tivemos um aumento de mais de 30 anos de vida desde 1940.

Neste contexto de grande avanço, surgiram também diversos desafios para toda a sociedade, que deve criar novos meios de amparar melhor os idosos.

No campo da Odontologia houve grandes avanços nas últimas décadas, e hoje há diversos tipos de tratamentos odontológicos desenvolvidos para garantir o conforto de pessoas idosas.

Boa saúde bucal na velhice

Como pontuado anteriormente, velhice não é sinônimo de doenças, mas muitas pessoas da terceira idade enfrentam condições de saúde adversas, por isso na odontologia é importante conhecer as variações físicas e emocionais destes pacientes para melhor atendê-los, atentando tanto para a funcionalidade do tratamento quanto para a estética.

Muitas vezes os pacientes chegam ao consultório buscando apenas melhorias estéticas, mas é importante ressaltar a eles que os tratamentos odontológicos na terceira idade garantem muito mais que o aumento da autoestima, podendo recuperar a boa mastigação, sanar dores e melhorar a comunicação, além de muitas vezes prevenir outros problemas de saúde que poderiam ser causados pela má saúde bucal.

A odontologia voltada à terceira idade estimula o cuidado com o próprio corpo e eleva a autoestima perdida ou diminuída pelas mudanças ocasionadas pela idade.

O papel do Odontogeriatra

Com o aumento na expectativa de vida, a previsão é que nos próximos anos aconteça um aumento expressivo da população idosa brasileira.

Esta população pode ser acometida por diversos problemas bucais, como a xerostomia (boca seca), cáries de raiz, problemas nas próteses, doenças periodontais, lesões da mucosa bucal (candidíases, por exemplo), câncer de boca, entre outros. Mas apesar da predisposição a estes problemas, isso não significa que devemos associar a velhice a doenças bucais ou uma boca sem dentes.

A terceira idade não implica necessariamente na perda das peças dentais. O que acontece neste período da vida são alterações hormonais que podem gerar alguns problemas e por isso exigem cuidado redobrado com a arcada dentária. Se os cuidados estiverem em dia, é possível manter o sorriso bonito sem precisar de implantes.

Rotina saudável

Muitos dos pacientes nesta idade não possuem o hábito de visitar o dentista regularmente, e muitas vezes só procuram ajuda profissional quando sentem dores.

É importante orientar os pacientes sobre a importância de consultar o dentista periodicamente, mesmo que não haja desconforto, pois algumas doenças não possuem sintomas aparentes até que estejam graves, e o cirurgião dentista poderá verificar de acordo com o histórico de saúde do paciente se ele possui predisposição para alguma doença bucal ocasionada por doenças comuns nesta faixa etária, como problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, reumatismo, etc.

Por existirem problemas bucais muito comuns nessa fase da vida, o cirurgião dentista precisa dar orientações específicas quanto à higiene bucal de seus pacientes idosos.

Manter uma rotina diária de higiene bucal adequada e adaptar os cuidados conforme as mudanças do corpo pode ser suficiente para manter os dentes inteiros e brilhantes durante toda a vida.

Conscientize seu paciente para que ele compreenda que a boa saúde bucal pode garantir uma vida longa e saudável!

Fonte:indusbellos



Contate-nos

Links Úteis

Post%20(2)_edited.jpg
Post%20(2)_edited.jpg
Post%20(2)_edited.jpg
Logovitrinedoaposentado_edited.jpg
  • Revista Vitrine do Aposentado
  • Revista Vitrine do Aposentado

© por vitrine empresarial