O cientista pioneiro da reprodução humana

Um dos mais conceituados nomes da ciência médica nacional e internacional, defensor do controle da natalidade, da inutilidade da menstruação e pioneiro na pesquisa da reprodução humana, o Dr. Elsimar Metzker Coutinho, médico ginecologista e endocrinologista e especialista em reprodução humana, nasceu na cidade de Pojuca, no recôncavo baiano.

Por:Carlos Amorim

material:Arquivo Revista vitrine do aposentado

Ele é um dos poucos cientistas brasileiros que mais credibilidade conquistou entre a comunidade científica internacional.

Filho de farmacêutico e médico, seu pai também fora prefeito de Pojuca e sua mãe, dona de casa. Dr. Elsimar formou-se em farmácia, bioquímica e também em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em seguida, fruto de uma bolsa de estudos que ganhou dos governos brasileiro e francês, foi estudar com o professor, Claude Fromageot, na Universidade de Sorbonne, na França e, posteriormente, no Instituto Rockfeller, em Nova York. Na França, o cientista interessou-se pelo estudo do mecanismo de ação dos hormônios, assunto ao qual se dedica até hoje.

O renomado cientista é autor de vários livros publicados em vários países, dentre eles Menstruação: a sangria inútil, Vivendo sem regras e sem TPM!, O Descontrole da Natalidade no Brasil, além de inúmeros artigos sobre vários trabalhos científicos. Ele também é membro de várias sociedades médicas nacionais e internacionais, dentre elas a Organização Mundial de Saúde (OMS), com sede em Genebra, na Suíça; e do Centro de Pesquisas e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), em Salvador, na Bahia, no qual é o diretor, além de já ter participado de várias conferências internacionais.

Dentre suas maiores conquistas, destacam-se o método criado por ele para eliminar a menstruação, bem como sua teoria, por assim dizer antropológica, para esclarecer esse fenômeno; a criação do anticoncepcional masculino, Gossipol, ainda não homologado, pelo Ministério da Saúde, por questões burocráticas; e a fundação do Ceparh.

Dr. Elsimar Coutinho é um defensor do planejamento familiar, da defesa da reposição hormonal para homens e mulheres, a favor do controle da natalidade, o pioneiro na defesa do direito feminino de suspender a menstruação, além de ser o cientista que desenvolveu a pílula anticoncepcional e a esterilização reversível (não é necessário cortar as trompas, mas, sim, dobrando-as, porque procedendo assim caso a mulher queira posteriormente engravidar, pode desenvolver a fertilidade novamente). E uma de suas maiores resistências já vencidas foi a comunidade médica internacional reconhecer que a reposição do testosterona não provoca o câncer de próstata.

Coutinho defende que “a menstruação é um processo inútil para a mulher moderna, é coisa do passado” complementando que “já foi benéfico enquanto não existia meios para inibir a ovulação, pois somente as atletas eram quem se beneficiavam em não menstruar”.

“Uma boa atleta, por exemplo, não menstrua. Não menstruar não faz nenhum mal, pois se fizesse as mulheres que ficassem grávidas sucessivamente iriam morrer cedo. Pelo contrário, faz bem”, defende o cientista. Atualmente, 90 % dos problemas que as mulheres têm é em decorrência da menstruação, que hoje é absolutamente, após o uso dos anticoncepcionais, pois antes os médicos não tinham recursos para evitar esse problema.

A menstruação, segundo o especialista em reprodução humana, provoca vários males para a mulher, dentre eles a TPM, que atinge metade das mulheres; a anemia; e a endometriose – que é a causa da infertilidade da mulher, provocada pelo refluxo do sangue menstrual.

Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh)

O Ceparh foi fundado no Estado da Bahia no ano de 1984. Inicialmente, o objetivo deste centro era dar continuidade aos programas de planejamento familiar que tinham se desenvolvido na Maternidade Climério de Oliveira. O prédio da instituição foi uma doação de Eric Loeff, um industrial holandês que destinou parte da sua fortuna para a construção de uma importante instituição que teria uma grande função social. Porém, a estrutura é O controle da natalidade é apenas realizado voluntariamente, não é imposto nem pela Igreja, nem pelo governo nem pela sociedade. “As pessoas nos procuram quando desejam evitar ou ter filhos”, afirma o cientista.

mantida pelo cientista, Elsimar Coutinho, e pela contribuição de alguns colaboradores, e atende gratuitamente cerca de 120 pessoas por dia. O Ceparh possui serviços de laboratório, anatomia patológica, centro cirúrgico, ambulatórios, enfermarias, apartamentos, serviço de mastologia com mamografia, ultrassonografia, densitometria óssea, além de uma farmácia de manipulação, que é a única no país que fabrica implantes hormonais sob medida. É uma instituição que conta com os mais avançados instrumentos de assistência e pesquisa em reprodução humana, principalmente na área do planejamento familiar.


Contate-nos
  • Revista Vitrine do Aposentado
  • Revista Vitrine do Aposentado

Links Úteis

Post%20(2)_edited.jpg
Post%20(2)_edited.jpg
Post%20(2)_edited.jpg
Logovitrinedoaposentado_edited.jpg

© por vitrine empresarial