Cartagena, a cidade mais colorida da Colômbia, tem motivos de sobra para merecer sua visita

Por:Paulo Amancio

Fonte: Revista Vitrine do Aposentado

Fundada em 1533, desempenhou um papel importante durante os anos de dominação da Coroa Espanhola. Declarada Patrimônio Mundial da Unesco, Cartagena consolidou-se como principal destino da costa caribenha do país.

Muito poucos lugares no mundo darão ao turista tantos motivos para serem visitados como Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, na Colômbia. A cidade, a mais colorida do país, tem muita história, rica gastronomia e fica pertinho de algumas das mais belas praias do Caribe.

Cartagena é um dos destinos caribenhos próximos do Brasil. Mas os motivos que a tornam fascinante a ponto de atrair milhões de turistas todos os anos não são as suas praias, mas a grande cidade amuralhada, recheada de história, sua bela arquitetura colonial com construções históricas, cultura, cores, arte, gastronomia, belas paisagens, povo hospitaleiro, ótimas opções de hospedagem, o ritmo frenético de suas ruas, o calor humano e a personalidade única.

A mistura de história, arquitetura e praias tornam Cartagena das Índias uma das cidades mais interessantes da Colômbia e, por que não, da América do Sul. Graças à sua privilegiada posição geográfica, junto ao Mar do Caribe, a cidade, fundada em 1533, desempenhou um papel importante durante os anos de dominação da Coroa Espanhola. Declarada Patrimônio Mundial da Unesco, Cartagena consolidou-se como principal destino da costa caribenha do país.

O Centro Histórico de Cartagena, conhecido como Cidade Amuralhada, fortificada ou murada, foi declarado Patrimônio Nacional da Colômbia em 1959 e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1984. A melhor forma de conhecer essa área é andar pelas ruelas estreitas e encantadoras, observando a arquitetura colonial, as casas coloridas com varandas floridas, e as belas praças. Por ali, cada construção conta um pouco da linda e interessante história de Cartagena. Você pode aproveitar para comprar artesanato, sentar em um dos ótimos bares ou restaurantes ou apenas passear.

Caso você pretenda dançar, Cartagena é um lugar perfeito. Existem muitas opções de baladinhas e a atmosfera vibrante e alegre da cidade são contagiantes. A salsa é um sinônimo da cultura local e predomina por todos os bares, restaurantes, discotecas e pubs. É quase obrigação sair para curtir a noite pelo menos um dia, nem que você não seja um exímio dançarino de salsa. Só de observar a maioria já se contenta e se contagia imediatamente. Não deixe de ir ao Café Havana, Donde Fidel, The Clock Pub e no Quiebra Canto, as mais famosas.

O forte de San Felipe de Barajas foi erguido na época da colonização espanhola para proteger a cidade dos invasores. Cartagena foi fundada em 1533 pelo espanhol Pedro de Heredia. A cidade foi um dos principais portos da Espanha na América e foi um dos mais importantes portos de escravos do novo mundo. Cartagena era muito rica, o que atraiu piratas e conquistadores de outros países, fazendo com que muralhas e fortes fossem construídos



Não deixe de assistir ao mais famoso pôr do sol de Cartagena, no badalado Café del Mar. O bar e restaurante fica sobre a muralha que cerca o Centro Histórico de Cartagena e tem uma bela vista para o mar do Caribe. Um programa praticamente obrigatório para quem visita a cidade é sentar em uma mesa ao ar livre no fim de tarde, pedir um drink ou cerveja, e assistir um espetáculo inesquecível ao som de música eletrônica comandada por um DJ. A entrada é gratuita, mas é bom chegar cedo, pois costuma lotar todos os dias.


O colorido colombiano, o ritmo frenético nas ruas, o calor humano, a personalidade única e vibrante encanta a todos torna praticamente impossível ir embora de Cartagena sem comprar nada. A Cidade Amuralhada está repleta de lojinhas e ambulantes com opções para todos os gostos e bolsos. As famosas bolsas coloridas feitas pelas tribos Wayuu estão por todos os lados, em lojas chiques e em camelôs. Elas são lindas e provavelmente a melhor recordação que você poderá levar para casa.

Vale comprar também chapéu Panamá, bijuterias, artigos para casa, além de muitos acessórios coloridos feitos pelas mãos habilidosas dos artesãos locais. Não podemos esquecer que Cartagena também é famosa pelas suas esmeraldas. Há muitas lojas que vendem joias com esmeraldas de variados tipos, lapidação e pureza. Se essa for sua intenção, pesquise bastante pois há opções para todos os bolsos.

Contate-nos
  • Revista Vitrine do Aposentado
  • Revista Vitrine do Aposentado

Links Úteis

Post%20(2)_edited.jpg
Post%20(2)_edited.jpg
Post%20(2)_edited.jpg
Logovitrinedoaposentado_edited.jpg

© por vitrine empresarial